Site blog

Picture of CARINA ALVES DE SOUSA MOTA SAMPAIO
by CARINA ALVES DE SOUSA MOTA SAMPAIO - Friday, 26 April 2024, 4:42 PM
Anyone in the world

Atividade 1 Ciclo 4.

 Elaborar políticas públicas educacionais que abordem as especificidades desses grupos após a pandemia é crucial para garantir uma transição eficaz de volta às salas de aula e promover um ambiente educacional saudável e inclusivo, que podem ser:

  1. Apoio à saúde mental: A pandemia colocou em evidencia problemas de saúde mental entre estudantes e professores. Políticas que promovam o acesso a serviços de saúde mental nas escolas, treinamento para professores em reconhecimento e apoio a problemas de saúde mental entre os alunos e estratégias de autocuidado para professores podem ser implementadas.

  2. Flexibilidade curricular: Reconhecendo que os estudantes podem ter experimentado lacunas de aprendizado durante a pandemia, políticas que ofereçam flexibilidade no currículo escolar, permitindo ajustes e adaptações para atender às necessidades individuais dos alunos, podem ser benéficas.

  3. Tecnologia educacional: Políticas que promovam o acesso em forma de igualdade à tecnologia e à conectividade, bem como o desenvolvimento profissional contínuo para professores no uso eficaz da tecnologia em sala de aula, são essenciais.

  4. Apoio emocional e social: Muitos estudantes podem ter enfrentado dificuldades emocionais e sociais durante a pandemia. Políticas que incentivem a criação de programas de apoio emocional e social nas escolas, como grupos de apoio entre colegas, atividades extracurriculares focadas no bem-estar, podem ajudar a reconstruir a comunidade escolar.

  5. Recursos para recuperação acadêmica: Políticas que ofereçam recursos adicionais, como aulas de reforço, tutoria individualizada e programas de recuperação de créditos, podem ser implementadas para ajudá-los a alcançar sucesso acadêmico.

  6. Apoio à formação continuada de professores:  Portanto, políticas que incentivem e financiem a formação continuada de professores, incluindo oportunidades de desenvolvimento profissional relacionadas ao ensino híbrido, tecnologia educacional e suporte emocional, são essenciais.


[ Modified: Friday, 26 April 2024, 4:42 PM ]
 
Picture of Tania maria De Almeida Passos
by Tania maria De Almeida Passos - Saturday, 16 September 2023, 6:17 PM
Anyone in the world

Bom dia, Boa tarde, Boa noite!!!!

Sempre!

 
Picture of SONY MARIA LOPES DO ROSARIO
by SONY MARIA LOPES DO ROSARIO - Tuesday, 27 June 2023, 5:40 PM
Anyone in the world

A formação permanente do professor é de extrema importância diante das constantes mudanças no cenário educacional. Os desafios enfrentados pelos educadores vão além do âmbito acadêmico, envolvendo também o contexto social e familiar dos estudantes. Nesse sentido, é fundamental que os professores estejam preparados para lidar com essas adversidades, compreendendo as demandas específicas de cada aluno e buscando estratégias pedagógicas eficazes.

O curso "Tecendo Redes de Conhecimento" pode desempenhar um papel significativo no enfrentamento desses desafios pós-pandemia. Ao proporcionar uma formação contínua e atualizada, o curso permite que os professores adquiram novas habilidades e conhecimentos, além de oferecer um espaço de troca e reflexão com outros profissionais da área. Através dessa rede de conhecimento, os educadores podem compartilhar experiências, discutir estratégias pedagógicas eficientes e encontrar apoio mútuo para enfrentar as dificuldades do contexto educacional atual.

Além disso, o curso "Tecendo Redes de Conhecimento" pode ajudar os professores a lidar com os desafios ao proporcionar ferramentas e recursos para o uso das tecnologias educacionais. Com a crescente integração da tecnologia no ambiente escolar, é essencial que os educadores estejam preparados para utilizar essas ferramentas de forma efetiva, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e promovendo a participação ativa dos estudantes.


 
Picture of CELSO MARTINS PEREIRA
by CELSO MARTINS PEREIRA - Thursday, 15 June 2023, 5:59 PM
Anyone in the world

Ao discorrer sobre o atual papel do professor na educação, convém relembrar Kneller (1966, p. 9), quando ele diz que: “para educarmos os homens de modo sensato e esclarecido,  convém saber no que queremos que eles se tornem quando os educamos. E para sabê-lo é necessário indagar para que vivem os homens  —  ou seja, investigar qual pode ser a finalidade da vida e o que ela deve ser.  Portanto, devemos também inquirir sobre a natureza do mundo e os limites que este fixa para o que o homem pode saber e fazer”.

Se me cabe fazer uma breve adaptação, me referirei aos “limites que o mundo fixa para o que o aluno pode saber (no presente) e fazer (no futuro). Penso eu que, nesse ponto se faz necessário distinguir professor do agente “lecionador” de conteúdos. Enquanto aquele, além de isso fazer, também, por vocação, se preocupa  com a formação cidadã do aluno, numa tentativa de colaborar com a família naquilo que lhe é dever paternal e maternal, o lecionador se contenta apenas com o passar e repassar de conteúdos acadêmicos, muitas vezes no mais tradicional estilo de educar, se é que podemos denominar assim.

Na verdade, o professor desta nova era é um “faz-tudo”. Suas intervenções diárias, dentro e extraclasse perpassam pela função de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, teólogo, etc. atribuições que o ambiente escolar lhe impõe para além das próprias competências acadêmicas.

E, a propósito, neste novo formato do Ensino Médio em implantação, até o (ultra pessoal) projeto de vida do aluno constará do rol de atividades do professor.

Pois bem, tendo que “promover práticas educativas que consideram a visão de mundo, as experiências de vida e os conhecimentos acadêmicos (prévios) do sujeito (aluno)  no processo de ensino e aprendizagem”, o professor precisa exercer não apenas uma atividade laborativa, mas ser um agente de transformação com a convicção de que a educação “não é a preparação para a vida, é a própria vida” dos seus (para sempre) alunos.


 
Anyone in the world

O saber só Morre com o dono! 

Assim dizia e me disse meu alvorai, um homem sábio, honesto e trabalhador.  

Assim a palavra tem se cumprido e se materializado na minha escrita .

 
Picture of GILSON FERREIRA DOS ANJOS
by GILSON FERREIRA DOS ANJOS - Sunday, 11 June 2023, 12:11 AM
Anyone in the world

O que tecer?

De antemão sabemos que a realidade do atual ensino médio é contraditório

Associated Course: REDES_CONHECIMENTO
 
Picture of UILDO BATISTA OLIVEIRA
by UILDO BATISTA OLIVEIRA - Saturday, 10 June 2023, 12:52 PM
Anyone in the world

Bom dia a todos. Estava com problemas para acessar op ambiente virtual do curso. Mas graças a Deus tudo já foi resolvido com o suporte. Desejo bom cruso e aprendizado para todos. Juntos na melhoria da educação Brasileira e Baiana.

 
Anyone in the world

Venho, constantemente, buscando alinhar-me com a trajetória da humanidade, de forma a contribuir, através da parte que me toca: ser humano em ação. Por isso, sou professora. É a minha forma de crescer, ensinando e aprendendo.

Associated Course: REDES_CONHECIMENTO
 
Anyone in the world

     Meu nome e Joandson e tenho um plano de conseguir o certificado para ajudar pessoas e um de meus progressos de ajudar o +estudo.

Associated Course: ME2022
 
Picture of Italo Michel Gama de Jesus
by Italo Michel Gama de Jesus - Friday, 16 December 2022, 5:31 PM
Anyone in the world

A jornada só acaba quando chega o Fim.