Tarefa | Nuvem de Palavras


Ementa: Estudo das bases legais da educação de adultos no Brasil; histórico das principais ações, da legislação e políticas públicas da EJA.

Nuvem de Palavras

Apesar da sua simplicidade, as nuvens de palavras, como mecanismo para percepção de um tema, são interessantes porque deve haver algum motivo para que uma palavra seja repetida várias vezes quando diferentes pessoas estão submetidas a um estímulo. Assim, escolha três palavras dentre as que mais aparecem na nuvem do nosso encontro e busque explicitar de forma objetiva (no máximo três linhas para cada palavra) porque você considera que essas palavras estão presentes no contexto do nosso encontro!

Obs: A imagem da Nuvem de Palavras está disponibilizada ao final desse texto.

Situação Problema

Valmir Sampaio faleceu no dia 18 de fevereiro de 2021 vítima da Covid-19, aos 58 anos. Valmir foi vereador por quatro vezes e prefeito do município de Amargosa, município baiano do Vale do Jiquiriçá, por dois mandatos.  Nesse processo, ele se especializou em compreender a dinâmica de financiamento dos municípios brasileiros e, após governar Amargosa, enveredou pelo caminho do estudo profundo da questão no âmbito da educação. Ele se dedicou muito ao tema e assessorou Prefeituras nesse campo. Quando faleceu, Valmir era Conselheiro do Conselho Estadual da Bahia, onde integrava a Câmara de Educação Profissional e a Comissão Permanente de EJA. Nessa Comissão ele apresentou o Projeto EJA JÁ. O Conselheiro Valmir era um grande admirador de Paulo Freire e achava que a EJA era um caminho incontornável para a redução da desigualdade do Brasil. O Projeto EJA JÁ estava em discussão quando ele faleceu. Um aspecto interessante desse projeto era destacar o quanto as Prefeituras podem ganhar orçamentariamente ampliando a matrícula de EJA, uma vez ele percebeu que os governos municipais ainda não haviam internalizado o impacto das matrículas de EJA nos recursos do FUNDEB. Valmir Sampaio também destacava sempre a importância da Resolução/CD/FNDE nº 48, de 2 de outubro de 2012. Eis o que preconiza essa Resolução: “Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos, a partir do exercício 2012”.  

O Conselheiro Valmir Sampaio, na sua busca pela valorização da Educação e particularmente da EJA, sempre destacava o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ”

Considerando essas perspectivas do Conselheiro Valmir Sampaio, quais aspectos você destacaria para o Prefeito de sua cidade para que ele veja a EJA como estratégica no seu município? Ressalte aspectos referentes à:

a)   Pleno desenvolvimento da pessoa;

b)    Seu preparo para o exercício da cidadania;

c)    Sua qualificação para o trabalho;

d)   Melhoria do orçamento do FUNDEB do município;

e)   Os avanços decorrentes da Resolução/CD/FNDE nº 48, de 2 de outubro de 2012;

f)     Obrigações legais do gestor.