O conflito, gerado pela passagem de qualquer fase cronológica da vida, e todos temos, é nesse caso o desconforto, a expectativa da sociedade versus a vontade do jovem, a liberdade ou falta dela, a vontade de transgredir, e quando realizada a transgressão as consequências do ato também causam outro conflito, vem então a internação que deve promover a reflexão, a mudança de atitude, a consciência do dano e é o processo educativo transformador no processo do trabalho socioeducativo, que vai fazer a diferença. Educação deve ser prioridade e acontecer nas escolas, Centros de Socioeducão, Universidades e todas as instituições que visam educar para transformar. Dessa forma educar para a valorização dos sentimentos e de pertencimento, para educação financeira, empreendedorismo, educação emocional e desenvolvimento da comunicação não violenta, valorizar as ideias, os projetos de vida. Incentivar todo esse caminho, o progresso, a busca, independente da área, pois todo conhecimento é válido, importante e primordial para a contrução de uma sociedade mais acolhedora, justa, onde o respeito seja essencial e que esteja preparada para a reinserção social de pessoas que por algum motivo estiveram fora desse "lugar."