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Atividades Assíncronas – Módulo 1
O Texto é apresentado, além do Resumo, Considerações Finais e Referências em 4 partes: 1) Educação, suas Concepções e finalidades, 2) Socioeducação, rastreando a origem do nome, 3) Socioeducação, um diálogo entre a educação e o social e 4) Especificidades das medidas socioeducativas à luz da socioeducação.
Você deve:
· Ler o texto na íntegra;
· Escolher 2 entre as 4 partes descritas acima
· Retirar das duas partes escolhidas, informações, afirmativas, observações principais, colocando num quadro abaixo demonstrado
· Fazer o upload do arquivo de word preenchido
O texto base começa o seu resumo
afirmando: “A noção de socioeducação surgiu no Estatuto da Criança e do
Adolescente quando da implementação das medidas socioeducativas, representando
importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos
infracionais. Contudo, apesar de representar um avanço, o estatuto pouco
esclareceu sobre a concepção de socioeducação que pudesse subsidiar
intervenções" efetivamente promotoras do desenvolvimento dos
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. ” E afirma ainda que a
proposta é superar essa “fragilidade”.
O item Socioeducação, rastreando
a origem do nome traz a seguinte citação:
Durante os debates que levaram à criação do Estatuto da Criança e do
Adolescente – década de 80 – Antônio Carlos expõe um conceito retirado do Poema
Pedagógico de Makarenko: Socioeducação. O qual permitirá enfatizar o caráter
pedagógico das novas políticas públicas direcionadas aos adolescentes em
conflito com a lei e ao mesmo tempo realizar uma crítica aos códigos
anteriores... O Poema Pedagógico é um relato da vasta experiência do pedagogo
ucraniano Anton Semionovich Makarenko (1888 – 1939) durante o período em que
ele dirigiu uma instituição responsável pela reintegração social de jovens
soviéticos marginalizados que ficou conhecida como Colônia Gorki. A Colônia
Gorki foi uma instituição pedagógica encarregada de transformar menores
infratores e menores abandonados em trabalhadores e cidadãos exemplares da nova
sociedade “revolucionária” da União Soviética dos anos 20 do século passado.
Gabriel Lopes Rosa Feigel
O Poema Pedagógico é um relato da vasta experiência do pedagogo ucraniano Anton
Semionovich Makarenko (1888 – 1939) durante o período em que ele dirigiu uma
instituição responsável pela reintegração social de jovens soviéticos Colônia
Gorki foi uma instituição pedagógica encarregada de transformar menores
infratores e menores abandonados em trabalhadores e cidadãos exemplares da nova
sociedade “revolucionária” da União Soviética dos anos 20 do século passado.
Gabriel Lopes Rosa Feigel
Procurei alguma referência sobre essa obra. Encontrei o texto: Um Poema de amor
ao ser humano escrito por Zoia Prestes. (Clique na atividade para ter
acesso ao texto)
(APENAS LEITURA)
Neste módulo estamos discutindo: As Múltiplas Adolescências – O Olhar da Sociedade.
“A adolescência é um complexo fenômeno sociocultural, que pode ser abordado a partir de diferentes pontos de vistas e que é perpassado por diversos elementos da atualidade, como novos arranjos familiares e a cultura de consumo. No próximo módulo, discutiremos a adolescência brasileira a partir da sua contextualização socioeconômica”. Docência na Socioeducação: UNB, 2014 Eixo IV, Módulo 1
Diante da importância das implicações deste tema para o currículo vamos estudá-lo nos módulos 2 e 3.
Vamos às atividades do Módulo 2
Atividade 1
A partir dos pontos apresentados e discutidos na atividade síncrona (live do dia 17/08), você(s) deverão consultar o Livro Docência na Socioeducação - EIXO IV Módulo 2 Adolescência e Juventude: Contextualização socioeconômica das adolescências brasileiras, página 131.
Link: https://drive.google.com/file/d/12PeDp1kXTddrzjgLen8G0nnG3-fa_82V/view?usp=sharing
Orientações:
Atividade 2
Vamos analisar e discutir sobre 2 (dois) relatórios produzidos pela Defensoria Pública da Bahia sobre o Perfil dos/as adolescentes que cumprem medida socioeducativa:
1. CASE: Camaçari, Feira de Santana, Salvador (CIA) 2021
Link: https://drive.google.com/file/d/19m0BIlIoM9MpTLEUHhPqckkNDpqy7xGD/view?usp=sharing
2. CASE: Salvador CASE/Masculina e CASE/Feminina 2020
Link: https://drive.google.com/file/d/1JKQSgYbbVsEcpdopkZ08y7w0jfcUG3B6/view?usp=sharing
Orientações:
formacaosocioeducacao@gmail.com
Atividade 3
Assistam o vídeo: Medidas socioeducativas e jovens em conflito com a lei. Reflitam!! Vocês deverão fazer comentários na próxima aula síncrona, dia 08/09.
Atividades Assíncronas – Módulo 3
Neste módulo vamos discutir “Perfil
e Formação do Profissional da Educação Atuante na Socioeducação”.
Mas, como estava previsto, diante das implicações do tema do Módulo 2 para o currículo e por ser de grande importância para ampliar o nosso conhecimento sobre os sujeitos da socioeducação, nesse módulo vamos discutir “o olhar da sociedade sobre essas adolescências”. Como discutir currículo sem esse conhecimento?
Atividade 1
Destaque do texto: "Criança, Adolescente ou "Menor"? Uma breve construção histórico-social da categoria "Menor"
“A partir do ECA vem sendo construído um Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da família, da criança e do adolescente. Segundo o paradigma de “proteção social” (Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, 2013) “os adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e as vulnerabilidades sociais são enfrentadas por meio de respostas coletivas, do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da transformação das condições concretas em que vivem”.
Link: https://drive.google.com/file/d/13OmnxhQN7jw9j_bixSJzM0TqatOogmNy/view?usp=sharing
Orientações:
- Leitura e discussão do texto, que podem ser feitas individualmente, ou em equipe. No caso de serem feitas em equipe, esta deve ter no máximo, 5 (cinco) componentes. A formação da equipe deve ser informada, através do e-mail: formacaosocioeducacao@gmail.com
- Análise, individual ou em equipe sobre a seguinte proposição: considerando que é fundamental que todos os atores envolvidos no SGD tenham clareza do seu papel, temos o desafio de definir com lucidez o papel da escola e, também, o papel do professor. Nessa direção, caro (a) cursista, qual é concretamente o seu papel no contexto do Sistema de Garantia de Direitos?
- Registre no Fórum de Discussão. Se o trabalho for realizado em equipe, deve ser postado individualmente.
Link Aula 03:
Depois de registrar o seu papel no contexto do Sistema de Garantia de Direitos e da apresentação e discussão realizada na aula sobre o perfil e formação do profissional da educação atuante na socioeducação”, você deverá:
Ø Analisar as características indispensáveis aos profissionais (acrescentar, retirar ou ampliar)
Ø Analisar os pressupostos para o projeto de formação dos educadores que atuarão na educação básica nas CASE (acrescentar, retirar ou ampliar)
Registre no Espaço de Discussão acréscimos, retiradas, ampliações, fazendo um breve comentário a respeito das suas considerações.
O Módulo 4 nos traz a discussão do Currículo na Socioeducação. Assumimos a o currículo como “espaço de garantia de direitos e de possibilidades”. A partir daí trouxemos para a discussão o perfil dos/as adolescentes o perfil dos/as profissionais e, especialmente, o conceito de socioeducação.
Para isso na atividade síncrona desse módulo para maior entendimento apresentamos a Socioeducação como um diálogo entre a educação e o social, considerando-a um contexto educativo amplo e diverso, onde as diversas formas de educação (formal, não formal e informal) podem ser utilizadas sob a orientação de uma concepção de educação. (ver os Slides)
comente no espaço de discussão:
Reflexão: Quantas histórias podem ter sido contadas nessa
atividade...... como trazê-las, de maneira intencional, planejada, para o
currículo?
Para atender a esse contexto amplo e diverso requerido por essa concepção de currículo para a socioeducação, a sua organização. partindo de um EIXO, deve trazer o cotidiano e suas práticas sociais com suas formas alternativas e legítimas de aprendizagens, como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.
Para isso precisamos problematizar essa realidade, apresentando, criando TEMAS GERADORES, observando-se o tempo humano dos/as estudantes. Estes serão objeto de estudo, de pesquisa, observação e de diálogo
Orientações:
E, falando em currículo na perspectiva da educação social, a análise do espaço educacional e da sociedade (onde acontecem as práticas sociais) e tempo histórico (quando são criadas as normas e leis que regem essas práticas) é imprescindível. junto com o arquivo dos Temas Geradores, estão disponíveis para download os documentos:
Elas serão tratadas na próxima atividade síncrona. Elas fundamentam o currículo.
E como dizia Belchior:
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto. (Divina Comédia Humana)
Essa atividade é a continuação
da atividade assíncrona do Módulo 4, e traz outros elementos da organização
curricular que devem ser tratados no planejamento.
A atividade síncrona desse módulo trouxe a reflexão sobre o que e como planejar, tendo como procedimentos: Ação – Reflexão – Ação, a partir da concepção de educação.
Ação - a sua prática ao desenvolver o currículo
Reflexão
Ação – como planejar a ação depois da reflexão? COLETIVAMENTE
Vamos lembrar o que trabalhamos:
EIXO: questões da realidade social vivida pelos/as educandos/as: saúde, cidadania, identidade, cultura, meio ambiente e outros (ver slides e atividade do Módulo 4)
TEMA: investigação dos EIXOS, trazendo o conhecimento e a visão dos/as educandos/as sobre estes EIXOS.
Aspectos Cognitivos, Sócio-formativos
A atividade desse Módulo ampliar e completar o que planejar.
A atividade consiste em:
A leitura e a compreensão desses elementos serão importantes para a atividade do módulo 6 – elaboração de um planejamento