• Introdução ao AVA

          

     

    • Módulo 1

      Atividades Assíncronas – Módulo 1 

       

       


    • Módulo 2

       Atividades Assíncronas – Módulo 2
       

      Neste módulo estamos discutindo: As Múltiplas Adolescências – O Olhar da Sociedade.

      “A adolescência é um complexo fenômeno sociocultural, que pode ser abordado a partir de diferentes pontos de vistas e que é perpassado por diversos elementos da atualidade, como novos arranjos familiares e a cultura de consumo. No próximo módulo, discutiremos a adolescência brasileira a partir da sua contextualização socioeconômica”. Docência na Socioeducação: UNB, 2014 Eixo IV, Módulo 1

      Diante da importância das implicações deste tema para o currículo vamos estudá-lo nos módulos 2 e 3.



    • Módulo 3

      Atividades Assíncronas – Módulo 3


       

      Neste módulo vamos discutir “Perfil e Formação do Profissional da Educação Atuante na Socioeducação”.

      Mas, como estava previsto, diante das implicações do tema do Módulo 2 para o currículo e por ser de grande importância para ampliar o nosso conhecimento sobre os sujeitos da socioeducação, nesse módulo vamos discutir “o olhar da sociedade sobre essas adolescências”. Como discutir currículo sem esse conhecimento?


    • Módulo 4

       

       

      O Módulo 4 nos traz a discussão do Currículo na Socioeducação. Assumimos a o currículo como “espaço de garantia de direitos e de possibilidades”. A partir daí trouxemos para a discussão o perfil dos/as adolescentes o perfil dos/as profissionais e, especialmente, o conceito de socioeducação.

      Para isso na atividade síncrona desse módulo para maior entendimento apresentamos a Socioeducação como um diálogo entre a educação e o social, considerando-a um contexto educativo amplo e diverso, onde as diversas formas de educação (formal, não formal e informal) podem ser utilizadas sob a orientação de uma concepção de educação. (ver os Slides)



    • Módulo 5

       

       

      Essa atividade é a continuação da atividade assíncrona do Módulo 4, e traz outros elementos da organização curricular que devem ser tratados no planejamento.

      A atividade síncrona desse módulo trouxe a reflexão sobre o que e como planejar, tendo como procedimentos: Ação – Reflexão – Ação, a partir da concepção de educação.

      Ação - a sua prática ao desenvolver o currículo

      Reflexão

      • O currículo a serviço de quem?
      • Bases: Concepção de socioeducação (diálogo entre educação e social)
      • Espaços: de privação de liberdade e espaços anteriores ao período da privação
      • Legislação que estabelece diretrizes): Resolução CNE Nº 3; Resolução CEE Nº 53l; a Portaria N° 150/2022
      • Identidade dos/as educandos/as: qual o tempo humano? Qual sua identidade e características.
      • O perfil dos/as profissionais.

      Ação – como planejar a ação depois da reflexão? COLETIVAMENTE

      Vamos lembrar o que trabalhamos:

      EIXO: questões da realidade social vivida pelos/as educandos/as: saúde, cidadania, identidade, cultura, meio ambiente e outros (ver slides e atividade do Módulo 4)

      TEMA: investigação dos EIXOS, trazendo o conhecimento e a visão dos/as educandos/as sobre estes EIXOS.

      Aspectos Cognitivos, Sócio-formativos

      A atividade desse Módulo ampliar e completar o que planejar.

      A atividade consiste em:

      • Localizar no Organizador Curricular (link abaixo) os outros elementos que constituem essa. organização curricular: Saberes Necessários e Aprendizagens Desejadas, no que se refere ao Tempo Juvenil I e II e sua Matriz de Referência, anexos VII e VIII. 

      A leitura e a compreensão desses elementos serão importantes para a atividade do módulo 6 – elaboração de um planejamento


      CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O ORGANIZADOR CURRICULAR

    • Módulo 6

       

       

      • Módulo 7

        Manhã
         
         

        Tarde