Introdução ao AVA
Módulo 1
Atividades Assíncronas – Módulo 1
O Texto é apresentado, além do Resumo, Considerações Finais e Referências em 4 partes: 1) Educação, suas Concepções e finalidades, 2) Socioeducação, rastreando a origem do nome, 3) Socioeducação, um diálogo entre a educação e o social e 4) Especificidades das medidas socioeducativas à luz da socioeducação.
Você deve:
· Ler o texto na íntegra;
· Escolher 2 entre as 4 partes descritas acima
· Retirar das duas partes escolhidas, informações, afirmativas, observações principais, colocando num quadro abaixo demonstrado
· Fazer o upload do arquivo de word preenchido- Depois de fazer a Atividade 01, você está preparada(o) para participar do fórum de discussão ou fórum de opiníões, ou mesmo um mosaico de ideias...Primeiro você deve escrever as suas “Considerações Finais”, a partir das informações, afirmativas, observações, ideias e pontos principais que foram levantados por você e postos no quadro.
O texto base começa o seu resumo afirmando: “A noção de socioeducação surgiu no Estatuto da Criança e do Adolescente quando da implementação das medidas socioeducativas, representando importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais. Contudo, apesar de representar um avanço, o estatuto pouco esclareceu sobre a concepção de socioeducação que pudesse subsidiar intervenções" efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. ” E afirma ainda que a proposta é superar essa “fragilidade”.
O item Socioeducação, rastreando a origem do nome traz a seguinte citação:
Durante os debates que levaram à criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – década de 80 – Antônio Carlos expõe um conceito retirado do Poema Pedagógico de Makarenko: Socioeducação. O qual permitirá enfatizar o caráter pedagógico das novas políticas públicas direcionadas aos adolescentes em conflito com a lei e ao mesmo tempo realizar uma crítica aos códigos anteriores... O Poema Pedagógico é um relato da vasta experiência do pedagogo ucraniano Anton Semionovich Makarenko (1888 – 1939) durante o período em que ele dirigiu uma instituição responsável pela reintegração social de jovens soviéticos marginalizados que ficou conhecida como Colônia Gorki. A Colônia Gorki foi uma instituição pedagógica encarregada de transformar menores infratores e menores abandonados em trabalhadores e cidadãos exemplares da nova sociedade “revolucionária” da União Soviética dos anos 20 do século passado. Gabriel Lopes Rosa Feigel
O Poema Pedagógico é um relato da vasta experiência do pedagogo ucraniano Anton Semionovich Makarenko (1888 – 1939) durante o período em que ele dirigiu uma instituição responsável pela reintegração social de jovens soviéticos Colônia Gorki foi uma instituição pedagógica encarregada de transformar menores infratores e menores abandonados em trabalhadores e cidadãos exemplares da nova sociedade “revolucionária” da União Soviética dos anos 20 do século passado.
Gabriel Lopes Rosa Feigel
Procurei alguma referência sobre essa obra. Encontrei o texto: Um Poema de amor ao ser humano escrito por Zoia Prestes. (Clique na atividade para ter acesso ao texto)(APENAS LEITURA)
Módulo 2
Atividades Assíncronas – Módulo 2Neste módulo estamos discutindo: As Múltiplas Adolescências – O Olhar da Sociedade.
“A adolescência é um complexo fenômeno sociocultural, que pode ser abordado a partir de diferentes pontos de vistas e que é perpassado por diversos elementos da atualidade, como novos arranjos familiares e a cultura de consumo. No próximo módulo, discutiremos a adolescência brasileira a partir da sua contextualização socioeconômica”. Docência na Socioeducação: UNB, 2014 Eixo IV, Módulo 1
Diante da importância das implicações deste tema para o currículo vamos estudá-lo nos módulos 2 e 3.
Vamos às atividades do Módulo 2
Atividade 1
A partir dos pontos apresentados e discutidos na atividade síncrona (live do dia 17/08), você(s) deverão consultar o Livro Docência na Socioeducação - EIXO IV Módulo 2 Adolescência e Juventude: Contextualização socioeconômica das adolescências brasileiras, página 131.
Link: https://drive.google.com/file/d/12PeDp1kXTddrzjgLen8G0nnG3-fa_82V/view?usp=sharing
Orientações:
- Leitura e discussão do texto, que podem ser feitas individualmente, ou em equipe. No caso de serem feitas em equipe, esta deve ter no máximo, 5 (cinco) componentes. A formação da equipe deve ser informada, através do e-mail: formaçãosocioeducacao@gmail.com
- Responder as questões (página 137)
- Colocar no “Espaço de Discussão”. Se o trabalho for realizado em equipe, deve ser postado individualmente.
Atividade 2
Vamos analisar e discutir sobre 2 (dois) relatórios produzidos pela Defensoria Pública da Bahia sobre o Perfil dos/as adolescentes que cumprem medida socioeducativa:
1. CASE: Camaçari, Feira de Santana, Salvador (CIA) 2021
Link: https://drive.google.com/file/d/19m0BIlIoM9MpTLEUHhPqckkNDpqy7xGD/view?usp=sharing
2. CASE: Salvador CASE/Masculina e CASE/Feminina 2020
Link: https://drive.google.com/file/d/1JKQSgYbbVsEcpdopkZ08y7w0jfcUG3B6/view?usp=sharing
Orientações:
- Leitura e discussão dos dados socioeconômicos relativos aos adolescentes da Unidade CASE, onde vocês desenvolvem suas atividades profissionais. Essas atividades devem ser feitas em equipe, composta por no máximo, 5 (cinco) componentes. A formação da equipe deve ser informada, através do e-mail:
formacaosocioeducacao@gmail.com
- Fazer um texto sobre o perfil desses adolescentes, destacando aspectos que julgarem mais significativos.
- Colocar no “Espaço de Discussão”. O trabalho deve ser postado individualmente.
- Os participantes que trabalham em Unidades Centrais (FUNDAC, SEC) deverão fazer uma análise geral, escolhendo um dos relatórios e destacando aspectos que julgarem mais significativos
Atividade 3
Assistam o vídeo: Medidas socioeducativas e jovens em conflito com a lei. Reflitam!! Vocês deverão fazer comentários na próxima aula síncrona, dia 08/09.
Módulo 3
Atividades Assíncronas – Módulo 3
Neste módulo vamos discutir “Perfil e Formação do Profissional da Educação Atuante na Socioeducação”.
Mas, como estava previsto, diante das implicações do tema do Módulo 2 para o currículo e por ser de grande importância para ampliar o nosso conhecimento sobre os sujeitos da socioeducação, nesse módulo vamos discutir “o olhar da sociedade sobre essas adolescências”. Como discutir currículo sem esse conhecimento?
Atividade 1
Destaque do texto: "Criança, Adolescente ou "Menor"? Uma breve construção histórico-social da categoria "Menor"
“A partir do ECA vem sendo construído um Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da família, da criança e do adolescente. Segundo o paradigma de “proteção social” (Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, 2013) “os adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e as vulnerabilidades sociais são enfrentadas por meio de respostas coletivas, do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da transformação das condições concretas em que vivem”.
Link: https://drive.google.com/file/d/13OmnxhQN7jw9j_bixSJzM0TqatOogmNy/view?usp=sharing
Orientações:
- Leitura e discussão do texto, que podem ser feitas individualmente, ou em equipe. No caso de serem feitas em equipe, esta deve ter no máximo, 5 (cinco) componentes. A formação da equipe deve ser informada, através do e-mail: formacaosocioeducacao@gmail.com
- Análise, individual ou em equipe sobre a seguinte proposição: considerando que é fundamental que todos os atores envolvidos no SGD tenham clareza do seu papel, temos o desafio de definir com lucidez o papel da escola e, também, o papel do professor. Nessa direção, caro (a) cursista, qual é concretamente o seu papel no contexto do Sistema de Garantia de Direitos?
- Registre no Fórum de Discussão. Se o trabalho for realizado em equipe, deve ser postado individualmente.
Atividade 2
Link Aula 03:
Depois de registrar o seu papel no contexto do Sistema de Garantia de Direitos e da apresentação e discussão realizada na aula sobre o perfil e formação do profissional da educação atuante na socioeducação”, você deverá:
Ø Analisar as características indispensáveis aos profissionais (acrescentar, retirar ou ampliar)
Ø Analisar os pressupostos para o projeto de formação dos educadores que atuarão na educação básica nas CASE (acrescentar, retirar ou ampliar)
Registre no Espaço de Discussão acréscimos, retiradas, ampliações, fazendo um breve comentário a respeito das suas considerações.
Módulo 4
O Módulo 4 nos traz a discussão do Currículo na Socioeducação. Assumimos a o currículo como “espaço de garantia de direitos e de possibilidades”. A partir daí trouxemos para a discussão o perfil dos/as adolescentes o perfil dos/as profissionais e, especialmente, o conceito de socioeducação.
Para isso na atividade síncrona desse módulo para maior entendimento apresentamos a Socioeducação como um diálogo entre a educação e o social, considerando-a um contexto educativo amplo e diverso, onde as diversas formas de educação (formal, não formal e informal) podem ser utilizadas sob a orientação de uma concepção de educação. (ver os Slides)
Com base no que foi visto sobre currículo na socioeducação, após assistir o vídeo a seguir:
CAUSOS DO ECA - A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
comente no espaço de discussão:
- sobre o tipo de atividade apresentada no vídeo
- a reação dos alunos
- a observação da professora ao assistir ao jogo de futebol
- relação com alguma atividade que você já realizou e a reação dos seus alunos.
- O que lhe chamou atenção no caso de Rodrigo?
Reflexão: Quantas histórias podem ter sido contadas nessa atividade...... como trazê-las, de maneira intencional, planejada, para o currículo?
Obs: Conforme conversado anteriormente, o fórum agora funciona aninhado, onde todas as respostas ficam visíveis e vocês podem responder normalmente ou responder diretamente a fala proposta por um participante. para responder, clique no nome "Espaço de discussão (Atividade 01), em seguida clique no botão "Responder" no canto inferior direito para criar uma discussão ou faça isso diretamente na resposta de um colega.Para atender a esse contexto amplo e diverso requerido por essa concepção de currículo para a socioeducação, a sua organização. partindo de um EIXO, deve trazer o cotidiano e suas práticas sociais com suas formas alternativas e legítimas de aprendizagens, como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.
Para isso precisamos problematizar essa realidade, apresentando, criando TEMAS GERADORES, observando-se o tempo humano dos/as estudantes. Estes serão objeto de estudo, de pesquisa, observação e de diálogo
Apresentamos em anexo o arquivo com os EIXOS e sugestões de Temas Geradores.
Orientações:
- Logo acima do texto, ao clicar no link "Atividade 02" você encontrará o arquivo "EIXOS e TEMAS GERADORES.docx", clique no arquivo para fazer o download automaticamente
- Analisar os temas sugeridos (dispostos em quadros) e acrescentar, retirar ou modificar esses temas.
- Após concluir a análise e edição do arquivo, deve ser feito o envio, ao clicar em "Atividade 02", logo abaixo você encontrará o botão "Adicionar Envio" clique e envie o arquivo editado.
- Essas contribuições deverão ser feitas individualmente ou em equipe. No caso de serem feitas em equipe, esta deve ter no máximo, 5 (cinco) componentes. A formação da equipe deve, bem como as contribuições devem ser informadas, até o dia 16/11, através do e-mail: formacaosocioeducacao@gmail.com
E, falando em currículo na perspectiva da educação social, a análise do espaço educacional e da sociedade (onde acontecem as práticas sociais) e tempo histórico (quando são criadas as normas e leis que regem essas práticas) é imprescindível. junto com o arquivo dos Temas Geradores, estão disponíveis para download os documentos:
- RESOLUÇÃO Nº 3, de 13 de maio de 2016
- RESOLUÇÃO CEE Nº 53, de 26 de março de 2018
- PORTARIA N° 150/2022
Elas serão tratadas na próxima atividade síncrona. Elas fundamentam o currículo.
E como dizia Belchior:
Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não, eu canto. (Divina Comédia Humana)
Módulo 5
Essa atividade é a continuação da atividade assíncrona do Módulo 4, e traz outros elementos da organização curricular que devem ser tratados no planejamento.
A atividade síncrona desse módulo trouxe a reflexão sobre o que e como planejar, tendo como procedimentos: Ação – Reflexão – Ação, a partir da concepção de educação.
Ação - a sua prática ao desenvolver o currículo
Reflexão
- O currículo a serviço de quem?
- Bases: Concepção de socioeducação (diálogo entre educação e social)
- Espaços: de privação de liberdade e espaços anteriores ao período da privação
- Legislação que estabelece diretrizes): Resolução CNE Nº 3; Resolução CEE Nº 53l; a Portaria N° 150/2022
- Identidade dos/as educandos/as: qual o tempo humano? Qual sua identidade e características.
- O perfil dos/as profissionais.
Ação – como planejar a ação depois da reflexão? COLETIVAMENTE
Vamos lembrar o que trabalhamos:
EIXO: questões da realidade social vivida pelos/as educandos/as: saúde, cidadania, identidade, cultura, meio ambiente e outros (ver slides e atividade do Módulo 4)
TEMA: investigação dos EIXOS, trazendo o conhecimento e a visão dos/as educandos/as sobre estes EIXOS.
Aspectos Cognitivos, Sócio-formativos
A atividade desse Módulo ampliar e completar o que planejar.
A atividade consiste em:
- Localizar no Organizador Curricular (link abaixo) os outros elementos que constituem essa. organização curricular: Saberes Necessários e Aprendizagens Desejadas, no que se refere ao Tempo Juvenil I e II e sua Matriz de Referência, anexos VII e VIII.
A leitura e a compreensão desses elementos serão importantes para a atividade do módulo 6 – elaboração de um planejamento
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O ORGANIZADOR CURRICULARMódulo 6
Módulo 7
Manhã
Tarde