Todos os atributos (pessoais, interpessoais e éticos) elencados são indispensáveis para atuação dos profissionais da educação em qualquer contexto, visto que o professor, também, atua como um modelador de atitudes que corroboram para o desenvolvimento integral dos adolescentes em formação. O professor deve ser um exemplo de conduta moral e ética.
No âmbito profissional destacamos que além dos conhecimentos teóricos, os professores atuantes no sistema de privação de liberdade para adolescentes devem possuir a capacidade intrínseca, visto que a sua formação superior não o prepara para tal contexto, de adequar sua prática pedagógica para atender educandos que com pouquíssimas exceções apresentam dificuldades de leitura e escrita; aprendizagem deficiente; defasagem entre idade e série; mas sobretudo, e, principalmente, desmotivados pelos estudos e por aquilo que este pode lhes proporcionar. Vale ressaltar que essa falta de interesse pelos estudos não é peculiar, apenas, aos socioeducandos e deve-se ao fato, primordialmente, de que a educação não é tão valorizada no Brasil quanto deveria; as escolas não são munidas com os recursos necessários para a era que vivemos! E por outro lado, para a maioria dos indivíduos que conseguem concluir os estudos do ensino médio, sem anseio por graduar-se, não se tem uma melhoria significativa das condições sociais e econômicas. Tais constatações aliadas a necessidade de, muitas vezes, trabalhar para seu próprio sustento e, ou ajudar no sustento da família favorecem o desinteresse pelos estudos, a evasão escolar...
Professores que atuam no socioeducativo devem ter um “olhar” diferenciado, sensibilidade para compreender estas questões e de que forma estas implicam na vida destes educandos. Devem ter como meta, não apenas o conteúdo programático, mas, também, estimular o interesse dos educandos pelos estudos ao buscar metodologias inovadoras; ao “falar a mesma linguagem dos educandos”; ao criar situações para combater a discriminação, o racismo; ao utilizar recursos tecnológicos (vídeos, filmes); ao favorecer a interação e o trabalho em grupo, ou seja, propostas que facilitem a aprendizagem e, contudo, sejam condizentes com a proposta pedagógica da Fundac e o Plano Político Pedagógico da escola.
Enfatizamos também ser imprescindível a formação continuada específica que forneça os conhecimentos necessários sobre o funcionamento, legislação (ECA, SINASE) e peculiaridades do socioeducativo como os envolvidos no processo e suas respectivas funções, bem como estabelecimento de uma rede de compartilhamento de experiências exitosas desenvolvidas por profissionais da educação nas diferentes unidades de comprimento de medidas socioeducativas.