Boa tarde! Sou Fabrício, professor no Colégio Estadual Governador Roberto Santos - Anexo CASE: CASE Salvador e CASE Feminina. Sou licenciado em História pela UFBA desde 2008, onde também cursei a maior parte da graduação em Filosofia (na qual solicitei trancamento por prazo indeterminado); e especializado em Ensino de Filosofia e Sociologia pela FAVENI desde 2020. Além dos conteúdos disciplinares- curriculares, me interessa muito a formação sócio-emocional, de modo que, dentre meus cursos de qualificação, escolhi um sobre Disciplina e Indisciplina Escolar e um sobre Bullying na Escola; hoje em dia, este meu interesse é ainda maior, pois vejo que é prioritário a formação de caráter e emocional dos jovens, especialmente os socioeducandos.
1. Então, quanto à socioeducação, a entendo como uma educação voltada especialmente voltada para a ressocialização de jovens (geralmente menores de 18 anos, e às vezes maiores quando sua apreensão ocorre tardiamente em relação ao ato infracional cometido antes da sua maioridade jurídica) em medida socioeducativa em função de atribuição de ato infracional; assim, no caso de cumpridores(as) de medidas em privação de liberdade, objetiva evitar a reincidência e retorno a situações de ilegalidade, e sua reinserção social em novas formas ou contextos, por exemplo, continuando os estudos após sua liberação - pois muitos de nossos estudantes revelam ter estado por anos sem estudar e frequentar escolas -, buscando ingressar no mundo do trabalho, desempenhando atividades e entrando em relacionamentos de maneira ética e respeitando o ordenamento jurídico brasileiro etc.
2. Minha expectativa nesta formação é obter conhecimentos teóricos e práticos balizados em pesquisas científicas na área da educação e socioeducação, e em experiência profissional de professores, pedagogos, psicólogos e outros profissionais desta área, de modo que meu trabalho se torne mais viabilizado e efetivo, e contribua para um ambiente escolar e socioeducativo mais proveitoso e salutar para todos os nele envolvidos.