Fórum de apresentação

Patrícia Trindade

Patrícia Trindade

por Patrcia Trindade Nunes Tavares -
Número de respostas: 2
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte

Olá turma,

Sou Patrícia, professora de língua portuguesa, atuando no Colégio Estadual Paulo VI na Case Zilda Arns em Feira de Santana.  Será muito bom está aqui compartilhando conhecimento com vocês. 

Em resposta à Patrcia Trindade Nunes Tavares

Re: Patrícia Trindade

por Patrcia Trindade Nunes Tavares -
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte
A adolescência, como etapa de vida com significado social específico, no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo, encontra-se em condição de significativa vulnerabilidade à violência.
Levando-se em consideração as modificações no mundo do trabalho, os altos índices de desemprego e a baixa escolaridade, a alternativa de sobrevivência que resta aos jovens das classes populares, muitas vezes, é a adesão ao mundo do tráfico.
No entanto, em uma perspectiva emancipatória, de valorização da vida e de inclusão social da juventude brasileira, o enfrentamento da problemática da violência que envolve esta parcela da população, deve contemplar formas de garantir políticas públicas inclusivas. Alternativas de geração de renda, incentivos a projetos de vida, oportunidades de visibilidade social positiva.
Em resposta à Patrcia Trindade Nunes Tavares

Re: Patrícia Trindade

por Patrcia Trindade Nunes Tavares -
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte
“Os adolescentes em cumprimento de medida de internação são, em sua maioria, homens, negros, pobres, periféricos, sem acesso a direitos sociais básicos, como saúde e educação, e sem apoio familiar do seu genitor com quem eles não mantêm contato na esmagadora maioria dos casos. Isso demonstra a necessidade de que continuemos batalhando pela melhoria das condições sociais apresentadas a esses adolescentes”
A origem do problema do jovem negro e pobre em evidência no mundo do crime parte, também, da discriminação que sofrem desde cedo. E os discursos de ódio são reproduzidos com muita facilidade até por quem já sofreu de qualquer tipo de repressão.
Uma das formas de reinserir quem comete um crime, seja jovem ou não, é aderir ao trabalho ou educação.
Oferecer oportunidades de educação para os jovens é papel do Estado, e é a principal via de solução para que a porcentagem de infratores nessa faixa etária seja combatida de maneira eficaz.