Como sua escola tem acolhido os adolescentes em medidas socioeducativas?
A escola vem cumprindo seu papel e sua funçao emancipadora, quando respeita a condiçao peculiar da adolescência e compreende o fator de privaçao de liberdade, como excludente e resultante de uma sociedade desigual. Assim, a proposta pedagógica vem se ressinificando e acolhendo nossos alunos de modo que sua preparaçao/formaçao para vida seja intra e extra muros. Contudo, ainda se faz necessario a garantia de oferta em formaçao docente e ampliaçao de investimento em recursos, para que de fato uma educação de qualidade aconteça. Ademais, a escola somos todos nós que entendemos e buscamos fazer uma educaçao na perspectiva de garantir direitos humanos e promover a tao sonhada mudança da nossa realidade social, tão desrespeitada no cenário atual.
A forma como os adolescentes são recebidos na escola ajuda a garantir os seus direitos ou reforça suas vulnerabilidades relacionais?
Tentamos ser humanistas e colocamos os alunos como protagonistas de seu processo escolar, quando ofertamos projetos educacionais onde suas potencialidades, habilidades e competências sejam vivenciadas. Deste modo, a crença na capacidade do sujeito ser capaz de modificar seu projeto de vida visa garantir seus direitos e combater qualquer atitude que reforçe vulnerabilidades, pois a educaçao salva e liberta!