Atuar na socioeducação, significa acolher os jovens de forma a fortalecer seus direitos como cidadãos, promovendo situações para o resgate e contribuição de formação e desenvolvimento, enquanto seres pertencentes a uma sociedade de garantias estabelecidas em lei.
Em resposta à Lucimere Ribeiro de Jesus Santos
Re: O papel do professor no SGD
por AndreA Santos Ribeiro -
O papel do professor na e da Socioeducação deve ser aquele que com afetividade realize o seu trabalho, promovendo uma educação humanística, acolhedora , para que os adolescentes possam ver na escola uma possibilidade de mudar suas vidas. Possam refletir que a educação é um dos caminhos que promove realizações pessoais e sociais. Contudo, o perfil de quem atua na Socioeducação é aquele capaz de garantir direitos humanos tão essencial para mudança de uma sociedade.
O papel do professor e/ou profissional da e na Socioeducação deve ser o mais próximo possível da humanização no serviço e na garantia de Direitos Humanos. Sendo capaz de possibilitar aos adolescentes o desenvolvimento de suas competências e habilidades através de ações educativas significativas. Deste modo, a educação e ou profissional irá garantir a tão sonhada mudança de vida a estes sujeitos, protagonistas de suas histórias e com total possibilidade de modifica Las.