Espaço de discussão (Atividade 01)

Papel do professor no Sistema de Garantias de Direitos na socioeducação

Papel do professor no Sistema de Garantias de Direitos na socioeducação

por Graziela Sena -
Número de respostas: 2
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte

O sistema de garantias de direitos ou sistema de proteção integral a crianças e adolescentes se efetiva por meio de uma rede de atendimento que engloba diferentes os eixos: defesa, promoção e controle dos direitos dos sujeitos acima citados. Na socioeducação, especialmente, esse sistema de garantias de direitos é subsidiado por meio de uma rede articulada de atendimento envolvendo profissionais das áreas jurídicas, saúde e educação. A escola neste contexto atua promovendo o direito à educação cuja função é possibilitar o desenvolvimento integral dos educandos contemplando as diferentes dimensões do ser.

Desta forma cabe a nós profissionais da educação, munidos de conhecimentos sobre a funcionalidade do Sinase, o perfil dos educandos, suas vulnerabilidades e as deficiências de aprendizagem; e sobretudo de sensibilidade para com esses educandos, advindos de famílias desassistidas pelo estado, desenvolver estratégias pedagógicas, previamente e cuidadosamente, planejadas e articuladas capazes de propiciar melhoria do desempenho psicológico acompanhado pelo desenvolvimento de competências, habilidades, ampliação da capacidade de aprendizagem e a formação de uma consciência crítica dos educandos a partir da apreensão dos conhecimentos científicos abordados na sala de aula.

Ainda, por meio das atividades educativas, que nós professores agimos no sentido de reorientar valores (morais, éticos), condutas morais, desenvolver sentimentos de empatia; e assim, as formas de ser, de viver e de “enxergar” o mundo destes adolescentes privados de liberdade, em conflito com a lei, para que quando retornem ao convívio social transformados possam viver com dignidade, exercer a cidadania e ter novas perspectivas para suas vidas.

 


Em resposta à Graziela Sena

Re: Papel do professor no Sistema de Garantias de Direitos na socioeducação

por Jeane Fadigas Cerqueira -
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte
O aluno é sujeito de direitos, então o papel do professor no SGD deve ser de garantir o direito a educação, ao aprendizado e a reconstrução/construção de saberes, considerando como sujeitos em pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências para aprender e transformar suas vidas e a sociedade. Assim, num processo de garantia de direitos humanos, cabe ao professor promover o ensino/aprendizado de maneira humanizada, afetiva e fomentando a construção de valores que sejam utilizados em sociedade e em seu contexto de vida. Enfim, cabe a este acreditar no potencial destes sujeitos e na capacidade de transformação dos seres humanos.
Em resposta à Graziela Sena

Re: Papel do professor no Sistema de Garantias de Direitos na socioeducação

por Adriano Valente -
Imagem de Aluno Imagem de Concluinte
A intervenção punitiva deve contribuir para a realização de um projeto socialmente construtivo e para proveito do próprio condenado

Muitos adolescentes só encontram a lei e a justiça quando infringem as regras do Contrato Social. A sociedade tem que buscar medidas preventivas que afastem o jovem da criminalidade, através de políticas públicas para a juventude, a efetividade do ECA, a efetividade das ações judiciais.

O ser humano é um ser de relação e, sendo assim, as formas de intervenção para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas devem proporcionar a encontros interpessoais diversificados que permitam transformações pessoais, familiares, comunitárias e sociais. Os encontros interpessoais podem promover o desenvolvimento de potencialidades, fortalecer vínculos, valorizar saberes e estimular a ação transformadora.