O sistema de garantias de direitos ou sistema de proteção integral a crianças e adolescentes se efetiva por meio de uma rede de atendimento que engloba diferentes os eixos: defesa, promoção e controle dos direitos dos sujeitos acima citados. Na socioeducação, especialmente, esse sistema de garantias de direitos é subsidiado por meio de uma rede articulada de atendimento envolvendo profissionais das áreas jurídicas, saúde e educação. A escola neste contexto atua promovendo o direito à educação cuja função é possibilitar o desenvolvimento integral dos educandos contemplando as diferentes dimensões do ser.
Desta forma cabe a nós profissionais da educação, munidos de conhecimentos sobre a funcionalidade do Sinase, o perfil dos educandos, suas vulnerabilidades e as deficiências de aprendizagem; e sobretudo de sensibilidade para com esses educandos, advindos de famílias desassistidas pelo estado, desenvolver estratégias pedagógicas, previamente e cuidadosamente, planejadas e articuladas capazes de propiciar melhoria do desempenho psicológico acompanhado pelo desenvolvimento de competências, habilidades, ampliação da capacidade de aprendizagem e a formação de uma consciência crítica dos educandos a partir da apreensão dos conhecimentos científicos abordados na sala de aula.
Ainda, por meio das atividades educativas, que nós professores agimos no sentido de reorientar valores (morais, éticos), condutas morais, desenvolver sentimentos de empatia; e assim, as formas de ser, de viver e de “enxergar” o mundo destes adolescentes privados de liberdade, em conflito com a lei, para que quando retornem ao convívio social transformados possam viver com dignidade, exercer a cidadania e ter novas perspectivas para suas vidas.