Atividade 1-
a- Como sua escola tem acolhido os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas?
A recepção é sempre feita de forma humanizada, enfatizando que aquele é um espaço de aprendizagem e reencontro com as habilidades e boas atitudes desses jovens.
b- A forma como os adolescentes são recebidos na escola ajuda a garantir os seus direitos ou reforça suas vulnerabilidades relacionais?
Eles são acolhidos, ouvidos e levados em consideração, o trabalho é guiado pelas necessidades de cada um e do grupo, o diálogo e carinho fazem parte do dia-a-dia, onde se trabalha também o respeito. As vulnerabilidades sociais dos estudantes são trabalhadas de forma a quebrar estereótipos e alcançar a compreensão de uma estrutura social e a não predestinação a fatalidade dos adolescentes, independente das suas realidades.
Atividade 2-
Os resultados apontados pela pesquisa nos mostram uma realidade pulsante na Case Mello Mattos, onde ao cruzar as informações entre idade dos estudantes e o fato de terem o ensino fundamental incompleto, revela uma defasagem idade/série resultante das condições sociais as quais eram submetidos.
Também é possível notar que maioria pertencem a famílias matriarcas, alguns já tendo morado em algum período de suas vidas na rua, além de outros dados levantados na pesquisa, escancaram as condições sociais dos estudantes e deve ser de grande importância ao construirmos materiais para esses alunos.
Roberta de Araújo
Eva Góes
Marcos
Neiva Marceli
Case Mello Mattos