Entre a educação social e a socioeducação instituída pelo ECA, regulamentada pelo SINASE existem muitos pontos em comum, visto que ambas têm como objetivo principal preparar indivíduos emancipados e aptos para a convivência em sociedade. Indivíduos dotados de consciência crítica que possam compreender, discutir, criar e/ou participar de ações para superar os diferentes problemas sociais, ambientais, enfim possam criar uma sociedade e um mundo melhor. Daí, é indispensável, que a educação ofertada a estes indivíduos comtemple a formação cidadã, profissional e ética-politica.
Assim a socieducação nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas para que sejam atingidos tais objetivos deve desenvolver diversas ações pedagógicas articuladas entre os diferentes setores como a educação, saúde, judiciário. Essas ações juntamente com o ensino formal são necessários não apenas para que estes educandos possam superar as situações de violência que resultaram na privação de liberdade, mas como também, sejam auxiliados na superação da exclusão social, do analfabetismo e da defasagem escolar e; a partir do momento que se reconheçam como parte integrante da sociedade possam buscar as condições necessárias para viver com dignidade e em conformidade com a leis do pais, respeitando-as bem como aos seus semelhantes.